Serra da Piedade

A Serra da Piedade é realmente um passeio delicioso, e por que não dizer inesquecível.

A Serra da Piedade localiza-se na região metropolitana de Belo Horizonte, mais precisamente em Caeté. Está a 1746 metros acima do nível do mar, o que já nos faz imaginar a vista deslumbrante. Do alto da Serra conseguimos visualizar 6 cidades, Sabará, Caeté, Belo Horizonte, Lagoa Santa, Santa Luzia e Raposos, além de montanhas encantadoras e uma paisagem que descansa a alma.

serra-da-piedade (10)
serra da piedade

serra da piedade serra-da-piedade (1)

Para chegar ao topo percorre-se 5.5 km de estrada asfaltada, todavia sinuosa, onde a baixa velocidade é obrigatória. É uma estrada de mão dupla, estreita, que exige muita atenção. O valor de 5,00 reais cobrado para sua entrada é baixo e compensatório.

serra da piedade

No Topo da Serra tem-se o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, cuja construção iniciou-se por volta de 1704 e foi concluída aproximadamente em 1770. Local de visitas constantes de peregrinos é um lugar de boas energias, de fé, não só de pedidos como também de muitos agradecimentos.

serra-da-piedade

Todas as vezes que visitamos a Serra, fomos durante o dia. A vista é realmente diferenciada, um friozinho agradável, no inverno um ventinho também acompanha o passeio, durante essa estação do ano é comum a formação de geada. Fotos com o reflexo do sol, uma luz que ilumina a Serra e o seu redor.

No mês de junho, estivemos lá pela primeira vez no final da tarde e vimos a noite chegar de mansinho. Frio, vento, mas tudo deliciosamente dentro do contexto. Como nunca tínhamos ido nesse horário, ficamos ainda mais encantados com a vista. O visual é outro e as luzes das cidades lá em baixo nos hipnotizou. A igreja de Nossa Senhora da Piedade acesa foi um encanto à parte. Uma visão que ainda não conhecíamos. Passeando, fotografando, não tínhamos notado o início da missa na igreja. Lotada, ainda conseguimos acompanhar uma parte dela. Independente da religião, é algo que vale a pena. Mesmo com um frio um pouco mais intenso, a igreja estava cheia e muitas pessoas ainda passeando pelo local. A Serra é um local abençoado, gostoso de se conhecer, com restaurante, banheiros limpos (pelo menos todas as vezes em que estivemos lá), com pessoas de diversos lugares, loja de lembrancinha, artigos de fé…

serra-da-piedade serra-da-piedade (5) serra-da-piedade (4) serra-da-piedade

É um passeio para casais com filhos ou sem, para a família, para amigos que podemos facilmente agradar com esse passeio.

A Serra da Piedade é um ponto turístico que não pode faltar, no verão ou no inverno, durante o dia ou a noite. O visual muda, mas nunca deixa de ser encantador.

Já visitou a Serra da Piedade? Conte-nos a sua experiência nos comentários abaixo, se não, aproveite faça-nos uma pergunta, já inicie sua viagem aqui em nosso site.

Você também vai gostar:

Curti
Curti Amei Haha Wow Triste Nervoso
1