Às margens do lindo lago Llanquihue, com vista para os estonteantes vulcões Osorno e Calbuco, clima agradável, ótimos restaurantes e arquitetura alemã charmosa, as cidades Puerto Varas e Frutillar são os principais destinos para quem pretende realizar o belíssimo passeio pelos Lagos Andinos até Peulla ou Bariloche.Estão localizadas no norte da Patagônia, a 1.000km de Santiago e a 25km de Puerto Montt.

Puerto Varas

16992668385_c5da4c910c_h

Atualmente Puerto Varas é a cidade mais visitada pelos turistas e também pelos brasileiros, por possuir uma rede hoteleira bem estruturada, uma bela vista do lago e do vulcão Osorno que traz todo o encanto para todos que procuram uma inesquecível viagem.

IMG_5956

O lago Llanquihue é uma atração a parte, é o segundo maior lago do Chile e no verão é utilizado pelos moradores como um balneário, mesmo tendo uma temperatura média de suas águas entre 15 oC e 20 oC, ele faz a festa das criançada que se deliciam em suas águas. O passeio pelo calçadão ao lado do lago é muito agradável e o pier em frente a Plaza das Armas é um local ideal para tirar fotos no estilo “fundo de tela” de tirar o fôlego.

puerto varas

IMG_5981

Também na orla se encontra o Museo Pablo Fierro, que possui entrada gratuita e é mantido com doações dos visitantes. Com uma fachada convidativa, diverge de todas as construções da região. O museu é uma mistura de rejeitos reciclados com itens antigos e obras criadas pelo próprio criador do museu, para quem está passeando com crianças é uma ótima opção. Normalmente o próprio Pablo Fierro recebe os visitantes e dá relatos interessantes sobre suas obras.

DSC05565

Na cidade há bastantes atrações para serem realizadas ao ar livre, como:

  • Estação de esqui no cume do Vulcão Osorno, durante o inverno. É possível fazer um trekking até o cume do vulcão ou aventurar em uma prancha de snowboard ou com um par de esquis.
  • Rafting pelo rio Petrohué ou um passeio de caiaque pelos lagos Llanquihue e Todos Los Santos.
  • Parque Nacional Vicente Perez Rosales, aonde estão a Laguna Verde e os famosos Saltos de Petrohué, que são pequenas cascatas, que corre uma água verde esmeralda indescritível.
  • Vulcão Calbuco, que também emoldura o visual da região.
  • Travessia dos Lagos Andinos até Bariloche,o passeio mais procurado neste destino.
  • Passeio de um dia pelos Lagos Andinos até Peulla, confira aqui o relato deste passeio.

IMG_6124

A região possui uma ótima estrutura gastronômica, há uma ótima variedade de restaurantes de massas, parrilas e frutos do mar, sendo o carro chefe o Salmão pescado no lago da cidade e a Centolla (caranguejo gigante originário do Pacífico). Tivemos agradáveis experiências em nossas refeições em Puerto Varas.

IMG_6060 IMG_6021 IMG_6019

Frutillar

8372475434_5fb202e232_h

A pequena cidade de Frutillar que também tem uma beleza deslumbrante, é um lugar ideal para passear no fim de tarde, podendo ser realizado em um bate volta por transporte público, carro ou táxi. Foi fundada por imigrantes alemães, é vizinha das cidades de Puerto Montt, Osorno e Puerto Varas, e hoje tem aproximadamente 5.000 habitantes. Muito mais calma e menor que Puerto Varas, Frutillar uma cidade cenográfica alemã à beira-lago, lhe convida a contemplar a paisagem e curtir as obras de arte e os quitutes da cidade.

26706296253_4a35b65df8_h

Para se chegar em Frutillar pode se alugar um carro em Puerto Varas, através das agências de turismo de Puerto Varas ou usar transporte público, através de micro-ônibus que servem a região. A passagem dos micro-ônibus custa 800 pesos, cerca de 1 dólar, e esses tem o nome de “Thaebus” e saem do centro de Puerto Varas. Há um site muito útil do governo sobre o transporte na região dos Lagos Andinos onde é possível conferir os horários de saída, trajeto e exatos locais de saída e chegada desses ônibus, planejando a viagem. Veja aqui: http://www.loslagos.transporteinforma.cl

A avenida em torno do Lago Llanquihue que embeleza a região, possui um agradável calçadão, com uma faixa bem grande de grama, flores e banquinhos convidativos para você se sentar e apreciar a paisagem. De frente, a “praia” e ao fundo, é claro, o vulcão Osorno, o visual garante uma vista perfeita para tirar o fôlego dos viajantes mais experientes! Nessa avenida há também vários cafés e lojas que vendem quitutes deliciosos.

381162935_465591e33f_b 381162509_6072e8f474_b

No verão Frutillar funciona como um balneário e centro de artes (há um lindo teatro, o Teatro del Lago, que avança pelas águas do Llanquihue).

381171797_a5470f1bab_b

O doce mais famoso de Frutillar, é a torta de origem alemã kutchen, pela cidade há várias lojas oferecendo este maravilho doce. Preferimos ir ao concorrido Kutchenladen, um lugar pequeno e bem simples, apenas uma portinha, mas chamou atenção pela quantidade de gente disputando para ser servida. Podemos dizer que não nos arrependemos, a torta de nozes é inesquecível.

É impressionante ver um centro cultural deste porte e nível em uma cidade tão pequena. Recomendo dar uma passada pela cidade para conhecer o Teatro de Lago. As visitas guiadas ocorrem ao meio dia e tem duração de mais ou menos uma hora. No local acontecem aula de ballet e apresentações artísticas em dias agendados.

4370967332_57dff03353_b

Se tiver com tempo, visite uma de suas principais atrações turísticas, o Museu Colonial Alemão. O Museu é bem bacana, tem uma enorme área verde e algumas construções no estilo alemão. Podemos entrar nas casas e visitar seus cômodos para ver os móveis de época. Há também uma pequena roda d’água na parte externa do museu.

museo

E você? Já fez um passeio assim? Já visitou os Lagos Andinos, Puerto Varas ou Frutillar? Gostaria de fazer? Conte sua história! Deixe seu relato, registre seus sonhos…



Booking.com



Booking.com

 

Você também vai gostar:

Curti
Curti Amei Haha Wow Triste Nervoso